Atendimento Pré-Hospitalar APH

Atendimento Pré-Hospitalar APH

Atendimento Pré-Hospitalar ou APH, se refere ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência. No caso de paciente graves, este atendimento pode ser o diferencial entre a vida e a morte.

Os primeiros atendimentos são cruciais para a sobrevivência das vítimas de diversas ocorrências, como traumas físicos, mal súbito e outros tipos de acidentes.

Continue a leitura e entenda sobre a importância dos serviços de APH para reduzir sequelas e óbitos.

O que é Atendimento Pré-Hospitalar?

Atendimento Pré-Hospitalar APH é um serviço assistencial de urgências e emergência médicas disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizado por equipe médica profissional em ambulâncias equipadas adequadamente para as situações que envolvem maiores riscos ao paciente.

Trata-se de um serviço que pode diminuir o agravamento no quadro das vítimas, diminuindo a chance de sequelas e reduzindo os índices de óbitos. Este tipo de atendimento pode ser sucedido, ou não, pela remoção do paciente para centros especializados ou hospitais.

A atuação dos profissionais de saúde no Atendimento Pré-Hospitalar é regulamentada pela Portaria n.º 2.048 do Ministério da Saúde e exige alto nível técnico e procedimentos humanizados. Seja qual for o nível de formação, o profissional que participa da equipe deve estar capacitado a realizar procedimentos que estão dentro do seu nível de competência, de acordo e com respeito às normas legais.

Por conta disso, tanto empresas de ambulância particular quanto o governo devem prestar muita atenção nesse serviço, pois receber um APH de qualidade é um direito de qualquer cidadão.

A Plus Santé investe constantemente em treinamento e equipamentos que facilitam e agilizam todo o processo de comunicação e atendimento, cumprindo os mais rigorosos protocolos de saúde.

Qual é a importância do Atendimento Pré-Hospitalar?

Atendimento Pré-Hospitalar é muito importante, pois ele salva muitas vidas. Um de seus pontos positivos é prevenir o agravamento da situação da vítima, especialmente em casos de traumas ou mal súbito.

Os primeiros minutos na cena são fundamentais para aumentar as chances de recuperação dos pacientes. Quando o atendimento é bem-feito, as chances de o paciente sobreviver aumentam bastante. No entanto, se o APH não for de boa qualidade, talvez o quadro do paciente piore ainda mais.

Como funciona o Atendimento Pré-Hospitalar Móvel?

Para ser atendido com mais eficiência, existe um sistema fixo de triagem onde o operador classifica o tipo de atendimento e assim, encaminha a equipe adequada até a área do socorro.

Entenda o que é urgência e emergência

De acordo com a Lei nº 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, emergência são casos em que existe o risco imediato de morte ou de consequências irreparáveis ao paciente como uma parada cardiorrespiratória. Já os casos considerados urgências são traumas que não oferecem risco de morte, mas que também necessitam de atendimento imediato. Podemos classificar então os traumas como quedas, fraturas e outros acidentes graves.

O serviço de triagem é responsável por acionar a equipe, equipamentos e recursos necessários para a urgência em ambos os casos.

Após chegarem ao local da vítima, os profissionais prestam os primeiros socorros e procuram estabilizar o paciente. Depois disso, se necessário, a vítima é colocada na ambulância e é transportada para um serviço de saúde que tenha recursos para dar continuidade ao atendimento. Dessa forma, haverá mais chances de sobrevivência.

Os protocolos de APH vão depender das condições do paciente e do tipo de atendimento necessário e possível no local. Pode envolver desde curativos simples até reanimação cardiorrespiratória. É importante entender também que, nesta etapa, a assistência está voltada diretamente para as consequências imediatas que colocam em risco a vida do paciente. As técnicas empregadas no Atendimento Pré-Hospitalar têm por objetivo promover a estabilidade do paciente e transportá-lo para o ambiente hospitalar, garantindo agilidade e conforto.

Além de tudo o que foi dito, o APH móvel pode transportar uma vítima de um hospital para o outro, especialmente se a situação dela for mais grave do que parecia.

Minutos valem vidas

Parece óbvio, mas nunca é demais relembrar: quando se fala em saúde e vida, rapidez e eficácia são primordiais. Por isso, não hesite em se conveniar a um serviço de emergências médicas profissional e confiável, para garantir toda segurança e tranquilidade naqueles momentos em que a vida pede passagem.

A Plus Santé proporciona mais conforto e tranquilidade aos seus usuários, pois garante atendimento rápido e eficiente em situações de urgência e emergência, 24 horas por dia. Conta com assistência médica qualificada e experiente e, com um serviço humanizado nos transportes e serviços de saúde.

Saiba mais sobre o serviço de Atendimento Pré-Hospitalar da Plus Santé. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar! Mande uma mensagem em nosso site WhatsApp ou ligue para (41) 3342-5900.

Leia também: como solicitar um atendimento de emergência.

Deixe um comentário