Central de Regulação Médica

Perguntas que Salvam Vidas

O que é anamnese?

Anamnese são aquelas perguntas que os médicos ou enfermeiros te fazem, como por exemplo: – O que você está sentindo? Quando começaram os sintomas?

É o histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico.

O termo vem da palavra grega “anamnésis”, que significa “lembrança”. Na Medicina, isso significa fazer com que o paciente se lembre do que está sentindo e relate para o médico.

Quem faz a anamnese?

A anamnese é realizada pelos profissionais da saúde, como: médicos e enfermagem.

Como é feita a anamnese?

É preciso fazer uma identificação do perfil do paciente. Nela, se observa desde a idade e o sexo até a ocupação e a residência. Também é necessário observar a queixa principal, o sintoma que motivou a busca pelo atendimento, e a história da doença atual.

Qual a importância da anamnese no atendimento pré-hospitalar?

No atendimento pré-hospitalar, a anamnese é essencial na missão de salvar vidas.

Segundo Dr. Miguel Marzinek, diretor médico da Plus Santé Emergências Médicas que há 21 anos atua com destaque no setor: “A anamnese no Atendimento Pré-hospitalar salva vidas. É por meio da anamnese que será identificado o estado que se encontra o paciente e seu grau de complexidade, podendo assim direcionar as ambulâncias primeiramente aos casos mais graves.”

Como é feita a anamnese no atendimento pré-hospitalar?

A anamnese se inicia na solicitação do atendimento. Quando chega uma ligação na Central de Regulação Médica para solicitar um atendimento, são realizadas perguntas importantes baseadas em protocolos médicos.

À medida que as perguntas são respondidas, ainda por telefone, o Médico Regulador começa a analisar as respostas com base no seu conhecimento médico subjacente. As informações obtidas podem oferecer pistas que ajudam a identificar as lesões específicas sofridas ou apontar para um determinado diagnóstico. Então, este define a melhor intervenção que pode variar entre uma simples orientação até o deslocamento de uma unidade móvel.

Quando a ambulância chega no local do atendimento, os profissionais dos suportes básico e avançado de vida também realizam anamnese, para obter informações fundamentais sobre as condições médicas do paciente, como: sinais e sintomas, alergias, medicamentos, entre outros.

“Uma entrevista eficiente, sistemática e abrangente pode ajudar os profissionais a eliminar diagnósticos diferenciais, estabelecer uma hipótese diagnóstica e determinar as intervenções terapêuticas.” – concluiu Dr. Marzinek.

Saber que pode contar com uma ambulância particular 24 horas por dia e 7 dias por semana traz tranquilidade para quem prioriza o bem-estar próprio e dos que estão a sua volta, sejam familiares, colaboradores ou clientes. 

Seja esta pessoa: entre em contato a Plus Santé e consulte os planos disponíveis! Mande uma mensagem no WhatsApp ou ligue para (41) 3342-5900.