
TÃO FRÁGIL QUANTO VALIOSA, A SAÚDE DE UMA CRIANÇA ESTÁ SEMPRE NA PREFERENCIAL.
O que é Ambulância Neonatal?
A Ambulância Neonatal é uma ambulância adaptada para o transporte de recém-nascidos (RN), pacientes de até 28 dias que estão com problemas de saúde sérios e delicados.
A Ambulância Neonatal possui toda aparelhagem de uma UTI móvel completa, contando com uma incubadora exclusiva para recém-nascidos (a incubadora tem a importância de manter as condições de temperatura do paciente dentro dos padrões correto), oxímetro infantil, respirador infantil e kit de intubação, oferecendo total suporte ao RN.
O que é Transporte Neonatal?
O Transporte Neonatal, assim como qualquer outro Transporte de Paciente, deve ser feito tomando todos os cuidados necessários, respeitando os protocolos de segurança e garantindo o conforto e bem-estar do paciente. É fundamental o acompanhamento de um médico para prestar todo atendimento de urgência no transporte do neonato para um hospital de destino.
Quando se faz necessário transferir o RN para realização de exames, consultas ou cirurgias fora das instalações do hospital, é considerado um momento de vulnerabilidade para o RN, mediante o elevado risco para ocorrência de complicações.
A garantia de acesso ao Transporte Neonatal adequado e oportuno, quando necessária, pode ser fundamental para a sobrevivência do recém-nascido com as melhores condições possíveis.
Qual a equipe de saúde da Ambulância Neonatal?
Pelas normas de orientação brasileiras, é preciso haver um médico (de preferência treinado em transporte neonatal) e um enfermeiro.
Como é classificado o Transporte Neonatal?
Segundo o Manual de Orientações para o Transporte Neonatal do Ministério da Saúde, podemos classificar o transporte neonatal em 2 categorias: transporte intra-hospitalar e transporte inter-hospitalar.
- Transporte intra-hospitalar é aquele realizado dentro do próprio hospital ou locais anexos. Geralmente este transporte é utilizado para a realização de alguma intervenção cirúrgica ou procedimento diagnóstico;
- Transporte inter-hospitalar é aquele realizado entre dois hospitais diferentes, geralmente quando o recém-nascido necessita de recursos não disponíveis no hospital de origem. As principais indicações são: prematuridade extrema, anomalias congênitas, convulsões neonatais, asfixia com comprometimento multissistêmico, recém-nascido com cianose ou hipoxemia persistente etc. O transporte inter-hospitalar também é utilizado para levar de volta à origem aquele recém-nascido que não mais necessita de cuidados intensivos.
Quais cuidados que devem ser tomados durante o Transporte Neonatal?
Existem várias etapas no transporte, desde o momento em que recebemos o comunicado da vinda da criança, o momento em que a preparamos e a estabilizamos, até quando saímos com ela para o local de destino. Então, neste momento é muito importante que continuemos monitorizando essa criança, médico e enfermeiro devem estar ao lado dela por todo o tempo, observando veias puncionadas, frequência cardíaca, oximetria de pulso, glicemia e o estado geral. Todos esses elementos que fazem parte da avaliação da criança devem ser observados durante todo o transporte, que deve ocorrer num espaço de tempo curto.
Quais as etapas para o sucesso do Transporte Neonatal?
Deve-se ter sempre em mente que o transporte de um recém-nascido em condições inadequadas pode levar a sequelas e, inclusive, ao óbito. Portanto, a preparação adequada, assim como a utilização dos equipamentos corretos e uma equipe treinada, contribui para a redução dos riscos envolvidos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria lista 10 etapas para o sucesso do Transporte Neonatal, entre elas podemos citar:
- Dispor de equipe de transporte treinada;
- Preparar equipamentos, materiais e medicações;
- Estabilizar o recém-nascido antes do transporte;
- Cuidados durante e ao fim do transporte.
Um serviço de urgência e emergência médica completo e qualificado, com know-how comprovado na emergência pediátrica, faz toda a diferença.
Por fora as ambulâncias se parecem todas iguais, mas o que muitos não sabem é que por dentro elas são totalmente diferentes.
A Plus Santé, empresa que atua neste setor há 21 anos, tem como um de seus serviços já consagrados no mercado a Ambulância Kids – UTI neonatal e pediátrica que oferece estrutura específica para atender as necessidades infantis.
“Os materiais e equipamentos utilizados são mais delicados e de grande precisão, voltados para as fragilidades do bebê prematuro, como a incubadora. Já o paciente pediátrico tem entre outros recursos, cuidados especiais dimensionados para o seu peso e patologia específica. Sem falar na habilidade de nossos profissionais em trabalhar o aspecto emocional, já que para a criança esse é um momento de medo, angústia e sofrimento”. – Comenta o Diretor Técnico da Plus Santé, Dr. Miguel Marzinek.
Quais os materiais, equipamentos e medicamentos da Ambulância Neonatal?
A Ambulância Neonatal da Plus Santé conta com todos os equipamentos, materiais e medicamentos necessário e em condições ideais:
Materiais e equipamentos:
- Incubadora de transporte com aquecimento por convecção
- Dois cilindros de oxigênio acoplados à incubadora
- Capacete para oxigênio inalatório
- Ventilador eletrônico e umidificador aquecido ou sistema de ventilação manual com fluxo contínuo e regulagem de pressão ou balão autoinflável
- Máscaras para ventilação de recém-nascidos prematuros e de termo
- Laringoscópio com lâmina reta n.º 0 e 1
- Cânulas traqueais n.º 2,5 – 3,0 – 3,5 e 4,0
- Bomba de infusão e seringa
- Estetoscópio
- Material para acesso venoso e cateterização de umbigo
- Cateter vascular
- Oxímetro de pulso
- Monitor cardíaco
- Termômetro
- Material para drenagem de tórax
- Drenos de tórax n.º 8, 10 e 12
- Fitas para controle glicêmico
- Material para coleta de exames e hemoculturas
- Filme transparente de PVC
- Touca de malha ortopédica
- Sonda de aspiração traqueal 8 e 10
- Torneira de 3 vias
- Coletor de urina
- Luvas estéreis Eletrodos cardíacos
- Equipo de soro
- Gaze
- Algodão.
Medicamentos:
- Soro fisiológico
- Soro glicosado 5 e 10%
- Glicose a 50%
- Cloreto de potássio a 10%
- Cloreto de sódio a 10% ou 20%
- Bicarbonato de sódio a 8,4% ou 10%
- Água destilada para diluições
- Gluconato de cálcio a 10%
- Adrenalina 1/10.000
- Dobutamina
- Dopamina
- Furosemide
- Morfina/fentanil
- Midazolan
- Fenobarbital sódico
- Difenilhidantoina
- Vitamina K
- Heparina
- Dexametason.
Como contratar Ambulância Neonatal?
Sem dúvida, estar assessorado por uma boa empresa de emergências médicas é um diferencial indispensável para a sobrevivência do recém-nascido com as melhores condições possíveis.
Saber que pode contar com uma ambulância particular 24 horas por dia e 7 dias por semana traz tranquilidade para quem prioriza o bem-estar próprio e dos que estão a sua volta, sejam familiares, colaboradores ou clientes.
Seja esta pessoa: entre em contato a Plus Santé e consulte os planos disponíveis! Mande uma mensagem no WhatsApp ou ligue para (41) 3342-5900.