
As ambulâncias são veículos extremamente importantes para o dia a dia das pessoas. Afinal, em casos de emergências, elas são acionadas para transportar os pacientes para o hospital e para o atendimento médico o mais rápido possível. Mas você sabia que existem diferentes categorias de ambulância? Se vistas pelo lado de fora, elas parecem todas iguais, mas na realidade há uma variedade de tipos, com equipamentos diferentes.
Conhecer as características de cada uma permite uma utilização adequada. Pensando nisso, preparamos uma matéria para apresentar os modelos de ambulância mais comuns. Confira!
Os tipos de ambulância
Por definição, uma ambulância é um veículo usado para o transporte. Para respeitar questões de segurança, elas devem seguir às normas da ABNT – NBR 14561/12000.
Nem todas as ambulâncias são iguais. Aqui, estamos falando da ambulância particular e da pública também. Existem diferentes modelos e que são usados para distintas funções. Entenda cada um abaixo:
Ambulância Tipo A
Esse tipo de ambulância é usada para o transporte de pacientes sem risco de vida, remoções simples e de caráter eletivo. Além disso, neste caso, a tripulação mínima é um motorista e um técnico de enfermagem.
Geralmente são empregados no deslocamento de pacientes para a realização de exames, consultas de rotina ou atendimento pontual em sua residência.
Ambulância Tipo B
Veículo indicado para suporte básico de vida, ou seja, transporte de pacientes sem a necessidade de intervenção clínica no local.
Ambulância Tipo C
Ambulância de resgate, voltada para acidentados em locais de difícil acesso. Estão equipadas para suporte e salvamento;
Aqui, temos uma mudança na tripulação mínima, que é composta por um motorista e dois militares com capacitação para salvamento e suporte básico de vida.
Ambulância Tipo D
Esse tipo de ambulância, presente em nossa frota, é chamada de “suporte avançado de vida (SAV)” e “UTI móvel”, dispondo de uma equipe de no mínimo três profissionais. Esta ambulância oferece toda a infraestrutura material e pessoal necessárias para casos de emergências médicas graves, para pacientes que estão em risco iminente de morte;
Aeronave de transporte médico
Esta categoria compreende o uso de helicópteros e aviões que são adaptados para a remoção e atendimento de pacientes em estado moderado ou grave de saúde. A aeronave de transporte médico é usada para transportar pacientes entre hospitais e atendimento de resgate. Sendo assim, devem estar presentes um piloto, um médico e um enfermeiro.
Embarcação de transporte médico
Barcos a motor que servem para o deslocamento de pacientes em transporte marítimo ou pluvial. Essas embarcações possuem infraestrutura que permite atendimento pré-hospitalar e rápido transporte, principalmente em regiões isoladas. A tripulação deve ser composta por um condutor, um médico/enfermeiro e um técnico/auxiliar.
Será que você está preparado para situações de urgência e emergência?
Agora que terminou a leitura, que tal conferir: Surpreendido por uma Emergência Médica. E agora? Leia nosso próximo artigo!
Agora deu para perceber que nem todas as ambulâncias são iguais, certo? Se gostou do Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar! Mande uma mensagem no chat em nosso site, WhatsApp ou ligue para (41) 3342-5900.