
Você sabe a diferença entre urgência e emergência médica? Tanto a urgência quanto a emergência médica exigem atendimento médico ágil, mas existem diferenças entre os dois quadros. A principal diferença entre esses dois estados é que Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.
Urgência e emergência médica são termos comuns na área da saúde e frequentemente confundidos por muitas pessoas. No entanto, existem diferenças importantes entre eles que devem ser compreendidas para que as pessoas possam tomar as medidas apropriadas em caso de necessidade.
A urgência médica se refere a uma condição médica que requer atenção imediata, mas não representa uma ameaça imediata à vida. Por exemplo, uma pessoa que sofre uma queda e suspeita de uma fratura óssea pode precisar de atendimento médico de urgência para aliviar a dor e prevenir complicações, mas a condição não é imediatamente fatal.
Já a emergência médica se refere a uma condição médica que representa uma ameaça imediata à vida ou a um órgão vital. Exemplos de emergências médicas incluem parada cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), hemorragia grave, infarto do miocárdio e intoxicação grave.
Em caso de urgência médica, é recomendável buscar atendimento em uma unidade de pronto atendimento (UPA) ou pronto-socorro mais próximo. Em geral, as urgências médicas são atendidas por ordem de chegada, com os casos mais graves recebendo prioridade.
Já em caso de emergência médica, é necessário acionar imediatamente o serviço de emergência médica (ambulância). Nesses casos, cada minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Em resumo, tanto a urgência quanto a emergência médica exigem atendimento médico ágil, mas existem diferenças entre os dois quadros. A diferença entre urgência e emergência médica está relacionada ao grau de gravidade da condição médica. Enquanto a urgência médica são casos que não envolvem risco de vida iminente, mas precisam de atendimento com brevidade para evitar agravamento, a emergência médica requer atendimento imediato e urgente ou até mesmo cirurgia, devido à possibilidade de ameaça à vida ou a um órgão vital.
Aqui na Plus Santé são realizados mais de de mil atendimentos mês a pessoas em situações de urgências e emergências. Parece óbvio, mas nunca é demais relembrar: quando se fala em saúde e vida, rapidez e eficácia são primordiais. Por isso, não hesite em se conveniar a um serviço de emergências médicas profissional e confiável, para garantir toda segurança e tranquilidade naqueles momentos em que a vida pede passagem.
Saiba mais sobre o serviço de Atendimento Pré-Hospitalar da Plus Santé. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar! Mande uma mensagem em nosso site WhatsApp ou ligue para (41) 3342-5900.